-
Arquitetos: FAUN
- Área: 1389 m²
-
Fotografias:Gaëtan Chevrier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implementado em uma paisagem rural, o projeto expressa uma linguagem arquitetônica enraizada em um território formado por campos, fazendas com coberturas de duas águas e cercas que ilustram servidões. Localizada na extremidade do centro da aldeia, a escola organiza a transição de um ambiente construído para áreas rurais. É também o ponto de fusão de um futuro projeto urbano com o vilarejo principal.
Para garantir seu pertencimento à cidade, a escola foi posicionada de frente para o centro da vila, sendo o pátio o prolongamento dos caminhos existentes. Esta orientação é o ponto de partida para o plano de circulação no edifício. Do pátio, os alunos entram no edifício em uma das alas, seja a ocidental para a pré-escola ou a oriental para a escola elementar, cada uma levando a um playground dedicado. As circulações ao redor do pátio central organizam os fluxos no edifício, ao mesmo tempo, em que são naturalmente iluminados. O pátio também é considerado como um espaço extra para a sala de aula sem comprometer o funcionamento da escola.
A escola é então uma realização que antecipa as necessidades futuras do município e pretende oferecer uma solução duradoura.
A partir das aberturas do ambiente perfurado, são desenhados volumes simples e unificados. Eles se referem aos edifícios vizinhos, de forma se fundirem com a paisagem existente.
A arquitetura da escola pode ser percebida em diferentes escalas: doméstica para os adultos e crianças da escola, e pública para a cidade.